Opções para quem quer aderir um armário Slow Fashion

1:30 PM


O conceito de ter um armário mais consciente, versátil e que transmitisse meu verdadeiro estilo se formou em mim após várias madrugadas lendo sobre ármario-cápsula (ainda me lembro da primeira vez que tive contato com o tema, foi no Teoria Criativa, que agora é gabibarbosa.com <3 ), filosofia e estética minimalista e busca pelo estilo próprio (esse post da Bruna Sarga e esse da Clara Rocha são ótimos exemplos). 

Apesar de estar sendo muito debatido, acredito que muita gente não deva de fato conhecer o sentido de Slow Fashion. Então afinal, o que bulhufas é isso?

"O slow não é um conceito que vai e vem. Na moda, é um movimento sustentável, uma alternativa à produção em massa, que vem ganhando força e veio pra ficar. Foi criado pela inglesa Kate Fletcher, consultora e professora de design sustentável do britânico Centre for Sustainable Fashion, inspirado no movimento Slow Food." (definição retirada do Review Slow Living, e se você ficou curioso pode ler mais aqui).

Sem muito me prolongar, trouxe aqui um apanhado de opções para quem deseja dar uma respirada fora do Fast Fashion e deseja adquirir peças de forma mais equilibrada, sustentável e reflexiva.

LOJAS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA

São lojas que abraçaram a proposta de produzir de forma sustentável e responsável. A ideia é que você possa estar apar de "quem produziu sua roupa", visto que a própria loja é responsável pelos tecidos, pela fabricação das roupas, e algumas até pelo próprio tingimento. Além disso, em algumas dessas lojas as roupas são produzidas sob medida exclusivamente para você!

Ainda não tive a oportunidade de adquirir peças dessa forma, visto que precisarei de mais planejamento ($$$$), mas as que indico aqui seriam minhas primeiras opções de compra.

Brisa SlowFashion

A Brisa tem sido uma das lojas brasileiras de Slowfashion mais conhecidas por seu design atemporal, produção ôrganica e promessa de baixo impacto ambiental.


Gioconda Clothing

A Gioconda é uma loja de mulheres feita para mulheres. Seu foco principal é a produção de roupas íntimas de algodão, que valorizam os traços femininos e sua saúde,  quebrando o estigma das lingeries que servem apenas o propósito de sexualizar a mulher.


ZAYA atelier

Eu sou louca para adquirir uma peça da zaya! É um ateliê muito amorzinho de São Paulo que produz e tinge as próprias peças, que são básicas e confortáveis, mas sem deixar de serem modernas e muito, marmuito bonitas <3 
Eles vendem apenas pelo whatsapp e DM do instagram.


BRECHÓS

Não é de hoje que os brechós têm chamado nossa atenção e ganhado espaço no cenário da moda. Compra e venda de roupas usadas têm sido um dos meus meios preferidos para atualização do guarda-roupa, e os brechós são um ótimo caminho para isto.



1. @velharia_brecho: Brechó de Londrina, PR. As peças são lindas e com uma pegada vintage, eles enviam por correio e aceitam apagamento por meio de depósito bancário e pagseguro. 

2. @thevirtualbazzar: Conheci a pouco tempo, mas acho as roupas selecionadas muito lindas e indico muito que vocês deem uma olhada. Uma característica deles que achei incrível é que a cada peça vendida um real será doado para a caridade, dessa forma assim que completados 50 reais é feito uma cesta básica de alimentos e marmitas são preparadas e entregues em praças para pessoas necessitadas. Muito amor, né?

3. @stm_brecho:  Esse é de SP e também envia pelos correios. É um dos meus preferidos, mas nunca consegui comprar nada porque as seguidoras são simplesmente rápidas demaisss, quando vou começar a comentar "quero" um monte e gente já falou primeiro hahaha uma dica boa é assinar para receber as notificações de postagem. 

*outro brechó que não está na lista mas tenho um super carinho é o @gouti.brecho, a dona tem um carinho imenso por cada peça e as envia para os clientes limpinhas e cheirosinhas. Tenho um short de lá que já tem quase vida própria do tanto que uso*

COSTUREIRAS


A minha avó é costureira e eu tenho um carinho imenso pela profissão. Algumas pessoas dizem que não confiam e acham que as roupas não ficam tão bonitas e bem feitas quanto as das lojas, mas eu acho exatamente o contrário. Ao fazer roupas em uma costureira, além de estar contribuindo para a renda daquela pessoa (que muitas vezes é do seu bairro) você tem a oportunidade de acompanhar o processo de produção da roupa e ainda pode experimentar para saber se ela vai mesmo ficar boa no seu corpo, pra quê coisa melhor? 

Como para tudo, é sempre bom buscar refêrencias, e também sempre ficar de olho no tecido que você escolheu, ás vezes o tecido é que não é muito bom e as pessoas atribuem sua deteriorização a quem fez a roupa, o que não tem nada a ver. 

Boa parte das minhas roupas foram confeccionadas pela minha avó e eu sou apaixonada por todas essas, além do que as que não serviam mais consegui vender bem fácil, pois estavam em ótimo estado!

E é isso pessoal, se tiverem mais indicações de lojas, ateliês e brechós (que já sigo aos montes) fiquem a vontade para compartilhar, eu vou adorar! 

You Might Also Like

7 comentários

  1. Adoraria saber costurar e fazer minhas próprias roupinhas. Imagina que satisfação! Você não pensa em fazer umas aulinhas com a sua avó?

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, minha rainha doce ❤️
    Primeiro, quero dizer que amei saber que você tem blog. Adorei o seu cantinho, saiba disso! Sobre o post, que utilidade pública, girl. Adorei conhecer essas marcas, principalmente a Brisa SlowFashion.

    Beijão da Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  3. amei o post! eu cresci nesse ~mundo da moda~ já que minha mãe trabalhou muitos anos como modelista, além de costurar e atualmente ter uma loja aqui no bairro. mas nunca dei muita bola pra isso, sabe? muito pelo contrário. minha vida foi baseada e ter o armário abarrotado de roupas que eu não gosto e ultimamente tenho lido muito sobre slow fashion e pensando em organizar meu guarda-roupas de vez. tô doida pra visitar alguns brechós aqui em sp, amei as lojas que indicou, só conhecia a gioconda :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o ZAYA atelier, tem uma pegada boho que eu adoro!

    Gostei do conteúdo Rafa, a maioria das lojas eu não conhecia e você deu opções bem diferentes como uma costureira.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa! Tenho comprado em opções fast e slow e brechós, hahaha. A diferença é que não compro compulsivamente para abarrotar armários, mas planejo o que preciso e faço muitas limpezas sazonais. Como sou Plus tenho uma certa dificuldade em encontrar peças que me sirvam em ambos estilos de lojas. Garimpo muito e procuro na internet. Hoje em dia consumo bem menos e consigo fazer belas composições com o que tenho, repondo roupas que deixaram de servir ou estragaram. Conhecer seu estilo ajuda muito na hora de comprar. Ah, e me permito provar roupas masculinas e adoro uma costureira para fazer ajustes, peças novas e pequenos reparos ♥

    ResponderExcluir
  6. Geralmente é necessário um maior investimento em peças de lojas com produção própria, porém, como a ideia é uma moda consciente, com pouco consumismo, para quem adere ao conceito, acaba fazendo poucas compras e compram com consciência, então vale a pena ga$tar um pouco mais em peças atemporais de produção própria (quase artesanal), sem contar que isso gira o mercado local e dá reconhecimento aos trabalhadores e designer do nosso brasilzão.
    Amei conhecer a Gioconda Clothing, por que gente... como é difícil encontrar lingeries de qualidade de algodão. Já amei!
    Se vc gosta da @velharia_brecho, pode ser que goste também da Libélula Brechó, eles tem umas peças vintage selecionadas maravilindas.
    Eu sou formada em Designer de Moda, então eu AMO, levar um desenho meu pra uma costureira e ver aquilo se transformar do papel para a vida real *-* Eu aprendi a costurar um pouco, mas não tenho paciência, porém, tendo alguém tão perto de vc que costura, eu te aconselho, aprenda com a sua vó a costurar, logo vc poderá confeccionar suas próprias roupas.
    Enfim, amei seu post <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar sobre slow fashion, mas não tinha visto ainda um post tão completinho com dicas de onde encontrar roupas! Muito legal sua ideia, Rafa! :)
    Não conhecia nenhuma das marcas e já quero roupinhas da Zaya!
    Sobre costureiras, adorei a ideia de ter roupas customizadas para você. Fica exatamente do jeitinho que você gosta e cai como uma luva, né? Acho esse trabalho incrível <3

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muitíssimo feliz <3